Translate

domingo, 26 de agosto de 2012

Senhor do Bonfim também enfrenta problemas



                            OVNI em Senhor do Bonfim



Dois ciclistas bonfinenses dizem ter visto um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) na Serra do Gado Bravo, em Senhor do Bonfim. Segundo eles, surgiu um objeto prateado, com barulho estranho, e que pairava sobre o ar e teria desaparecido com extrema velocidade. Os dois tiraram algumas fotos que foram enviadas para análise de um ufólogo.


Saneamento básico para Senhor do Bonfim



Confirmado o projeto de saneamento básico para Senhor do Bonfim. A estimativa é de investimentos da ordem de R$65 milhões, e beneficiará mais de 57 mil bonfinenses. É o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal.


Fortes chuvas em Senhor do Bonfim transborda Rio Itapicurú e aumenta armazenamento de água no Açude do Sohen


Cena que não era vista há muitos anos, devido a longa estiagem, provocando também alagamentos e prejuízos em vários pontos de Senhor do Bonfim. 
Apesar das fortes chuvas, a população continua sem água nas torneiras, isso sem contar que a conta de água cobrada pela embasa aumentou consideravelmente.


Agricultores de Ponto Novo, irritados com a falta de água, destroem adutora que levará água para Senhor do Bonfim


sexta feira, 12 de abril de 2013, um grupo de agricultores de Ponto Novo danificou parte da adutora que está sendo construída para solucionar a falta de água no município de Sr do Bonfim e adjacências.

Armados com barras de ferro e até um trator, quebraram as manilhas de concreto com o intuito de interromper o sistema que começaria a funcionar a partir do dia 15 de abril, causando um grande estrago no equipamento que estava em fase de testes pela EMBASA. 
A policia civil está abrindo inquérito para identificar os supostos evolvidos no quebra quebra.

Em regime emergencial, a EMBASA consertou canos destruídos por agricultores e inicia período de testes da obra que vai levar água da Barragem de Ponto Novo a Senhor do Bonfim. A obra vai garantir o serviço de abastecimento de água no município, que atravessou  um severo racionamento de água durante a estiagem, com algumas localidades sendo abastecidas através de caminhões-pipa. 




Prefeitura de Senhor do Bonfim sofre duras críticas nos 100 primeiros dias de sua administração






O ex-vereador Gustavo Miranda (PCdoB) afirmou, durante entrevista à imprensa, que a autoestima dos bonfinenses está em baixa. Para ele, a tendência é piorar, diante do quadro que se apresenta na Gestão Municipal. "Esse governo municipal atual, durante a campanha, criou uma expectativa grande para a população de mudança da noite para o dia, como num passe de mágica, e essa mudança não vem acontecendo", afirmou.
"Na gestão passada, tínhamos um prefeito Silvio Santos, que não podia ver um microfone. Hoje, nós temos um prefeito Lombardi, que não aparece pra ninguém e se afasta", declarou, em entrevista ao radialista Cleber Vieira, da Rádio Caraíba. Gustavo criticou a forma de atuação da atual gestão e apontou a falta de foco no desenvolvimento como um dos pontos fracos da atual administração. “Senhor do Bonfim tem que respirar desenvolvimento 24 horas. Eu acho que isso falta. Pra que isso aconteça, é preciso que se tenha o entendimento da nossa cidade, colocar pessoas capazes para assumir as pastas. Eu não to dizendo que são todos os secretários, mas tem alguns que precisam se debruçar mais sobre os problemas da cidade, entender mais a cidade", afirmou.

100 DIAS DE “UMA NOVA REALIDADE”, segundo o Presidente do DEM, jornalista e advogado Josemar Santana:

SEM recuperar a iluminação pública, tanto nos bairros periféricos, como na Praça Nova;
SEM realizar a Limpeza Pública nos padrões mínimos de eficiência, apesar do preço exorbitante;
SEM oferecer à população um serviço de saúde elementar, básico (chegou a faltar até seringas);
SEM pintar sequer um metro de meio-fio;
SEM recuperar as dezenas de ruas esburacadas;
SEM promover faxinaços nos bairros da cidade;
SEM expor planos e muito menos metas de governo, porque inexistentes;
SEM evitar o inchaço de pessoal apadrinhando contratado na Prefeitura;
SEM concluir o recadastramento de servidores, ação que é praticada por administrações planejadas, nos primeiros dias de governo;
SEM agir com transparência no trato da coisa pública, com anúncios de licitações suspeitas (caso da consultoria em serviços de engenharia);
SEM merenda escolar de qualidade mínima;
SEM política de comunicação social, perdendo o diálogo com a população;
SEM evitar o NEPOTISMO (esposa de secretário e irmão de secretária nomeados para cargos de confiança);
SEM iniciativa para atender os anseios populares;
SEM planejamento para enfrentar as questões mais elementares da vida do Município;
SEM mudar a cara da cidade;
SEM vocação para liderar;
SEM aptidão para administrar;
SEM apresentar propostas de soluções de curto, médio e longo prazo para solucionar problemas comuns e elementares do Município;
SEM perspectivas de mudar realidades tão simples e antigas.
SEM VERGONHA DE ENGANAR: “quem manda não é o povo; é o chefe de gabinete”.
Observações do jornalista e advogado Josemar Santana




AS ÁRVORES DE SENHOR DO BONFIM ESTÃO FICANDO CARECAS




Vocês já repararam que as árvores de Senhor do Bonfim estão ficando carecas?
Pois é! Da próxima vez que for ao centro, preste atenção ao novo designe das árvores bonfinenses.

Em artigo publicado no Journal of Arboriculture, Klaus Scott, James Simpson e Gregory Mc Pherson afirmam que a temperatura das cidades também é influenciada pela quantidade de árvores. De acordo com os autores, a sombra das árvores pode reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C. Elas também refrescam o ambiente – uma árvore grande e saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos de ar-condicionado funcionando 20 horas por dia. Segundo o US Department of Agriculture, as árvores reduzem a poluição e áreas arborizadas valorizam os imóveis.

O que uma única árvore na frente da sua casa pode fazer por você?

Se cada um cuidar da sua árvore, teremos uma cidade com ar mais puro, teremos diminuído consideravelmente os aumentos de temperatura do efeito estufa, e teremos mais sombra, mais pássaros e mais qualidade de vida.
Por que pelar as árvores?



 O Lobisomem de Senhor do Bonfim


Segundo informações, Missão do Sahy está fechando suas portas mais cedo depois que um possível bicho peludo e com feições humanas foi visto por moradores da Fazenda Grota, naquela localidade, próximo a Fazenda Varzinha, na qual teria sido perseguido por alguns moradores, porém não foi alcançado.

Espalhou-se a notícia também de que um grupo de jovens denominados “Lobos Solitários”, residentes em Senhor do Bonfim, montou campana entre a linha do trem e o cemitério, com o objetivo de capturar um suposto bicho que eles denominaram ser um “lobisomem”, segundo um dos jovens: “moradores ouvem barulhos estranhos durante as noites, corre por cima das telhas, as pessoas estão amedrontadas e os cachorros latem a noite inteira”. 

O grupo dos “Lobos Solitários” foi conduzido até a delegacia, onde foi registrada a ocorrência.

Origem da lenda

O Lobisomem é um ser fabuloso. Sua origem está associada à mitologia e a história de Roma e da Grécia. A lenda, como a conhecemos, é de origem européia, mas que foi absorvida pelo folclore brasileiro, assim como outros tantos elementos da cultura européia, africana e indígena, matrizes da genuína cultura brasileira. O lobisomem é considerado um dos principais personagens do folclore brasileiro.

Etimologia

A palavra Lobisomem faz parte do vocabulário da língua portuguesa, mas é derivada da junção dos vocábulos em latim: lupus + homo, que significam respectivamente lobo e homem, ou seja, homem-lobo.

O que é um lobisomem?

Trata-se de um “homem que, segundo a crendice vulgar, se transforma em lobo e vagueia nas noites de sexta-feira pelas estradas, assustando as pessoas, até encontrar quem, ferindo-o, o desencante” (AURÉLIO, 2005).




Zona Azul em Senhor do Bonfim (Sistema nada democrático que não deu muito certo)




A implantação da Zona Azul, um projeto de lei Nº 002/2012, discutido e aprovado pelo Poder Executivo de Senhor do Bonfim, levou um ano de elaboração e recebeu a denominação de Bonfim rotativo. A arrecadação é feita através de um cartão que custa R$ 1,50 (Hum real e cinquenta centavos) por 2 horas de duração.
A fiscalização é realizada pelos agentes de trânsito da DMTRANS, que estão autorizados a autuar o condutor e até mesmo determinar a remoção do veículo, caso o tempo determinado seja ultrapassado (sendo que o motorista arcará com os custos da remoção). 

Este sistema foi criado para desafogar o trânsito da cidade no qual circulam cerca de 30 mil veículos por mês (sendo que 15 mil compõem a frota de automóveis de Bonfim)

Sistema esse, nada democrático, que não deu muito certo, pois beneficia os visitantes e complica a vida dos bonfinenses e comerciantes locais, que agora passam horas procurando um estacionamento numa zona livre. São comuns as reclamações de moradores e comerciantes que em nada saíram ganhando com a implantação deste projeto, ao contrário, é quem paga a conta. Outro tipo de reclamação que a população vem fazendo é sobre a pintura das calçadas, tingidas de azul ou amarelo, para implantação desse sistema, que desconfigurou a paisagem da cidade, antes belíssima por suas pedrinhas portuguesas, agora pichadas com cores berrantes que desarmonizou o seu estilo e irritou a população.



FALTA DE ÁGUA EM SENHOR DO BONFIM



NEM TUDO SÃO FLORES, Senhor do Bonfim também tem seus problemas: FALTA DE ÁGUA EM SENHOR DO BONFIM E REGIÃO

Nascentes destruídas pelos desmatamentos e barragens para atender a um pequeno número de pessoas, impedindo o fluxo natural dos rios e a extrema irregularidade de chuvas no Polígono das Secas constitui um forte problema ao desenvolvimento socioeconômico e, até mesmo, à subsistência da população do semi árido. A ocorrência das secas e seus efeitos catastróficos são conhecidos e remontam aos primórdios da História do Brasil. 

As cisternas, construídas durante a gestão do Presidente Lula, poderiam até dar bons resultados, caso as chuvas não fossem tão irregulares pois, sem chuvas para abastecer essas cisternas, as mesmas servem apenas para enfeite e moradia de calangos.

Esse quadro caótico poderia ser modificado através de uma gestão integrada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Entretanto, A carência de estudos reduz as possibilidades de uma gestão eficiente. As secas merecem atenção e utilização das fontes de abastecimento de água subterrânea, pois esse recurso pode tornar-se significativo no suprimento hídrico da população, das lavouras e dos rebanhos. A grande quantidade de captações de água subterrânea no semi-árido, principalmente em rochas cristalinas seriam, de imediato, uma solução com ações de baixo custo. Entretanto, a Embasa, Empresa Baiana de Abastecimento de Água, aguarda as chuvas durante o segundo semestre de 2013 para que o problema seja temporariamente resolvido... 






SECA! Embasa intensifica racionamento em Senhor do Bonfim e região


Chuvas não foram suficientes para mudar o cenário da falta de água em decorrência da seca.
Tasso Franco , da redação em Salvador
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) intensificará, a partir desta quarta-feira, dia 30 de janeiro, o racionamento de água nos municípios de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari e Antônio Gonçalves. As poucas chuvas ocorridas nas duas últimas semanas não foram suficientes para aumentar o nível dos mananciais que atendem essas cidades. As barragens Aipim e Prata continuam baixando o nível, estando hoje com 15% e 8%, respectivamente.

"O momento é de alerta. Para a Embasa garantir a continuidade do serviço de abastecimento por mais tempo, é necessário restringir o fornecimento de água. As previsões meteorológicas para o ano de 2013 não são satisfatórias. Nesse momento é muito importante que utilizemos a pouca água que temos da forma mais racional possível", explica o diretor de operação e expansão da Embasa, Eduardo Araújo.

A Embasa fará uso de abastecimento alternativo através de carro pipa em locais críticos na sede municipal e também em povoados mais distantes. "A empresa convoca toda a sociedade para unir esforços em prol da superação da escassez de água, pois a situação é de alerta. Hábitos de desperdício devem ser evitados, bem como o uso para fins não essenciais", diz Araújo.


Os bons exemplos servem para serem seguidos, vejam o que a Prefeitura de Campo Formoso está fazendo para resolver o problema da falta de água no município:

Desde janeiro, água só chega em uma parte das torneiras do município. Carro-pipa ajuda no abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário